Esportes

Atlético de Alagoinhas é o primeiro time rebaixado do Baianão 2026

O Atlético de Alagoinhas é o primeiro rebaixado do Campeonato Baiano 2026, com apenas 2 pontos após 7 rodadas. A queda veio após derrota para Jacuipense.
Por Redação
Atlético de Alagoinhas é o primeiro time rebaixado do Baianão 2026
Compartilhe:

O Campeonato Baiano de 2026 já tem seu primeiro time rebaixado. O Atlético de Alagoinhas, conhecido como Carcará, de Alagoinhas, na Bahia, não conseguiu escapar da degola e confirmou sua queda para a segunda divisão do estadual após a sétima rodada. A situação do clube, que somou apenas dois pontos até agora, ficou insustentável.

A confirmação do rebaixamento veio depois da derrota por 2 a 1 para o Jacuipense, em uma partida disputada na última terça-feira (10), no estádio de Pituaçu, em Salvador. A combinação de resultados pesou contra o Carcará: além da própria derrota, a goleada de 6 a 1 que o Bahia de Feira aplicou no Barcelona de Ilhéus selou o destino do time de Alagoinhas.

Matemática não perdoa: Carcará não alcança adversários

Com apenas duas rodadas restantes para o fim da primeira fase do Campeonato Baiano, o Atlético de Alagoinhas não tem mais como reagir. Mesmo que vença os dois próximos jogos, o time conseguiria somar no máximo oito pontos. Essa pontuação ainda seria insuficiente para ultrapassar a Juazeirense, a primeira equipe fora da zona de rebaixamento, que já tem nove pontos e está, por enquanto, segura na elite do futebol baiano.

Primeira temporada como SAF marcada por tropeços

A queda para a Série B do Campeonato Baiano é um golpe duro para o Atlético de Alagoinhas, especialmente porque esta é a primeira temporada da equipe como Sociedade Anônima do Futebol (SAF), sob a administração da TLS Sports. A expectativa era de um novo começo, mas a campanha de 2026 foi marcada por resultados bastante negativos desde o início.

Entre os momentos difíceis, a goleada de 4 a 1 sofrida para o Jequié foi um dos pontos altos de uma trajetória de poucos acertos e muitas dificuldades em campo. A transição para o modelo SAF, que busca profissionalização e sustentabilidade, não se traduziu em desempenho positivo dentro das quatro linhas neste primeiro ano.

Próximos desafios, mas sem chance de permanência

Apesar do rebaixamento já estar sacramentado, o Atlético de Alagoinhas ainda tem compromissos pela frente. Na oitava rodada do Baianão, o time recebe o Porto no dia 18 de fevereiro, em casa, no estádio Carneirão. Já na nona e última rodada da primeira fase, também jogando em seus domínios, o Carcará enfrenta o Bahia no dia 22 de fevereiro, às 16h.

Essas partidas, embora não alterem a situação na tabela quanto à permanência na Série A, serão importantes para o clube começar a planejar a próxima temporada e buscar uma reestruturação para a segunda divisão.