Esportes

Após um ano parado, goleiro Jean reforça América de Cali, algoz do Bahia

Goleiro Jean, revelado pelo Bahia, assina com o América de Cali, da Colômbia, após mais de um ano sem jogar; o clube eliminou o tricolor baiano na última Sul-Americana.
Por Redação
Após um ano parado, goleiro Jean reforça América de Cali, algoz do Bahia
Compartilhe:

O goleiro Jean Paulo Fernandes Filho, conhecido como Jeanzinho, está de volta aos gramados após mais de um ano sem jogar. Aos 30 anos, o ex-jogador do Bahia foi anunciado como novo reforço do América de Cali, da Colômbia. A notícia tem um tempero especial para os torcedores tricolores, já que o clube colombiano foi o responsável por eliminar o Esquadrão na última edição da Copa Sul-Americana.

Jeanzinho, que estava sem clube desde maio do ano passado, quando deixou o Cerro Porteño, do Paraguai, embarca neste domingo (4) para a Colômbia. Lá, ele passará pelos exames médicos de rotina e assinará um contrato que o liga ao América de Cali até dezembro de 2026, marcando um novo capítulo em sua carreira.

Um retorno após a pausa

A última vez que Jean entrou em campo para uma partida oficial foi em novembro de 2024, ainda defendendo o Cerro Porteño. Sua saída do clube paraguaio aconteceu após a perda de espaço com a chegada do experiente Gatito Fernández, goleiro que tem passagens por Vitória e Botafogo e que também foi revelado pelo próprio Cerro Porteño. Esse período de inatividade gerou expectativas sobre seu retorno ao futebol profissional, que agora se concretiza no futebol colombiano.

Destaque no Paraguai

Durante as quatro temporadas em que vestiu a camisa do Cerro Porteño, Jean se firmou como um dos grandes nomes da posição no Paraguai. Ele disputou 163 partidas, sofreu 152 gols e, em impressionantes 67 jogos, não foi vazado. Esse desempenho notável o levou a ser eleito o melhor goleiro do Campeonato Paraguaio em 2022, o auge de sua passagem pelo clube.

Histórico no Brasil e polêmicas

Jean é cria da base do Bahia, onde passou sete anos entre as categorias de base e o time profissional. Pelo Esquadrão, disputou 76 jogos e celebrou a conquista do Campeonato Baiano de 2015, um momento de glória em sua trajetória inicial. Depois, defendeu o São Paulo por duas temporadas.

Sua saída do clube paulista em 2019 foi cercada de polêmicas. Jean foi emprestado ao Atlético-GO após ser preso nos Estados Unidos, acusado de ter agredido sua esposa na época. Esse episódio marcou um período conturbado em sua carreira, que ele agora busca superar com esta nova oportunidade no futebol colombiano.

O América de Cali, seu novo time, tem um desafio importante pela frente: disputará a fase preliminar da Copa Sul-Americana. O clube terá um clássico local contra o Atlético Bucaramanga valendo uma vaga na competição continental deste ano, e Jeanzinho chega para reforçar a equipe nessa jornada.