Entretenimento

15 novelas da Globo que especialistas acreditam que deveriam ser esquecidas

Especialistas apontam 15 novelas da Globo que falharam em conquistar o público, destacando produções controversas e enredos mal desenvolvidos.
Por Redação
15 novelas da Globo que especialistas acreditam que deveriam ser esquecidas

Beijo das personagens de Fernanda Montenegro e Nathália Timberg em 'Babilônia', de 2015 -

Compartilhe:

Nem toda produção da Globo atinge o sucesso desejado. Ao longo de suas décadas de teledramaturgia, várias novelas acabaram decepcionando o público, sendo lembradas mais pelos erros do que pelas histórias. Uma lista compilada por especialistas da televisão trouxe à tona as 15 novelas que a emissora poderia esquecer e apagar da história, incluindo títulos marcantes e controversos.

Entre as obras citadas, destacam-se Supermanoela (1974), que teve sua trama dificultada pela censura do regime militar e por problemas nos bastidores, e Os Gigantes (1979), que explorou temas polêmicos demais para sua época, resultando em uma rejeição de público. Outra produção, Amor é Nosso (1981), foi criada na esperança de alavancar a carreira musical de Fábio Jr., mas foi vítima de censura e falta de clareza na narrativa.

A novela De Corpo e Alma (1992) é lembrada não só pelo seu enredo, mas pela tragédia do assassinato de Daniela Perez, gerando um fracasso que a tornou impossível de ser reprisada. Outras tramas como Bang Bang (2005) e Negócio da China (2008) falharam em sua proposta e não conquistaram a audiência esperada, enquanto Tempos Modernos (2010) se destacou pela confusão de sua narrativa, resultando na pior audiência da faixa das 19h.

O desprezo pelo enredo de Além do Horizonte (2013) e Geração Brasil (2014) refletem uma desconexão com o público, que não se sentiu atraído pelos temas apresentados. Babilônia (2015) entrou para a história por sua controvérsia, especialmente relacionada à aceitação de um beijo entre personagens do mesmo sexo, e Velho Chico (2016), ainda que esteticamente aclamada, foi marcada por tragédias que a tornaram lembrada de forma negativa.

As mais recentes produções, como Verdades Secretas II (2021) e Mania de Você (2024), prometeram muito, mas não conseguiram manter o interesse do público por longos períodos, apresentando enredos esvaziados e personagens mal desenvolvidos, culminando em uma falta de impacto.